terça-feira, 26 de novembro de 2013

Nike Rio Corre 10k

         No dia 24 de Novembro aconteceu no Rio de Janeiro o Festival de Esportes Nike. O evento teve como marca registrada divulgação, marketing e tecnologia integradas ao esporte. Fizeram parte da festa campeonato de futsal , corrida e shows.
       Personalidades do esporte estiveram presente na corrida, entre elas a mais rápida velocista da América do Sul, a Ana Cláudia Lemos e também velocista Evelyn Bastos, os maratonistas Vanderlei Cordeiro de Lima (Bronze em Athenas 2004) e Franck Caldeira, a fundista Tatiele Carvalho que é atualmente a 2ª colocada do Ranking Brasileiro de Corrida de Rua, e o Medalhista Olímpico Robson Caetano.
Velocista Ana Claudia Lemos

      O evento reuniu cerca de 11 mil pessoal no parque do Aterro do Flamengo, a banda Carrossel de emoções animou a galera após a corrida.
        Em Copacabana de noite, os shows ficaram por conta de Ivete Sangalo, Naldo Beny , Anitta, Marcelo D2, Emicida e Thiaguinho.

     Análise do Evento...

           Alteração do horário: O horário da prova foi alterado logo após a comunicação da Prefeitura do Rio sobre a implosão do Viaduto da Perimetral marcado para 7h, com isso o horário da prova foi remarcado para 9h30 para evitar que os atletas pudessem chegar atrasados com o trânsito.A grande preocupação por parte dos participantes, era com relação ao forte calor que vinha fazendo no Rio, os termômetros marcavam próximo aos 40°c e sensação térmica de 45°c , mas por sorte uma frente fria tomou conta do final de semana. Em parte o calor não me prejudicaria, pois costumo realizar treinamentos em altas temperaturas e sempre participei da prova do município de Macuco- RJ que tem como marca registrada sua largada ao 12:00h.


       
          Tecnologia: Com o avanço da tecnologia, a Nike quis mostrar que era capaz de inovar, e ela conseguiu com maestria. As mãozinhas eram um sistema integrado para que o corredor pudesse compartilhar informações em tempo real no Facebook. Foram distribuídas luvinhas com chips que eram cadastradas na retirada de kit e assim toda hora que o corredor batia nelas, novas informações eram publicadas de forma instantânea nas redes sociais.



Imagem publica no face durante a retirada de kit

Imagem publicada no face faltando 500m da chegada



         A corrida: A ideia da corrida foi muito boa, quando começaram as divulgações sobre o evento achei super interessante, porque sabemos da dificuldade que os esportes enfrentam no Brasil principalmente o atletismo, foi uma forma do esporte estar em foco, independente de ser um interesse apenas do marketing da marca. A prova tinha tudo pra ser perfeita, porém não era o foco principal ter uma prova impecável.
          Quem estave presente teve a noção da quantidade de pessoas que participaram. Foram 2 tipos de prova 5k e 10k seria necessário dar uma atenção no retorno dos 10k pois a pista utilizada para chegada era a mesma."Uma prova de 10k, num percurso plano, bom para baixar tempo", essa foi a minha ideia ao fazer minha inscrição. Só que Não. Quem correu forte os 10k sentiu na pele a dificuldade que foi tentar manter o ritmo com a multidão do pessoal da prova dos 5km já no retorno. Muito zigue-zague, sobe e desce no gramado para tentar não deixar o ritmo cair, mas tudo em vão. Uma famosa prova do calendário carioca já foi  e é alvo de críticas com relação a isso, "O circuito das Estações Adidas", prova lotada. Mas da última vez que assisti eles separam com uma faixa de isolamento dividindo a pista em 2 para que o pessoal dos 10k pudesse retornar sem transtornos. 


            A novidade: Achei uma atitude boa da organização em tentar criar solução para o calor após ter o horário alterado. As "esponjas refrescantes", foram utilizadas pela primeira vez aqui no Rio, há quem diga que o alívio foi imediato, porém vi relatos que houve gente tropeçando e caindo com as que ficavam espalhadas no chão. Acredito que com latões de lixos alternativos e conscientização para descartem neles poderão resolver e amenizar o problema, já que trata-se de uma boa ideia.



            Kit: Muito fraco, a prova foi R$ 80,00 tirando o número e o chip que era obrigação, só havia uma blusa e a tal luvinha tecnológica que tinha número limitado de distribuição assim como o boné, que só pegou quem chegou cedo e se propôs a entrar em uma fila gigantesca.

          Divulgação dos Resultados: A divulgação do tempo líquido só foi feita por sms logo após a prova, o site fez a 1ª divulgação de forma confusa, mas logo em seguida reajustou e divulgou da melhor forma os resultados.

          Minha participação: Fui a 4ª colocada geral, perdendo a prova no final após a muvuca da chegada, estive a prova inteira na 3ª colocação e só perdi a posição após me ver obrigada a reduzir e acabei perdendo de vista as outras competidoras. Recuperei posição num splint longo que já sustentava por mais de 200m, quando cheguei em cima da 3ª faltando 10m para ultrapassagem e 30m pra chegada, um afobado gritou pra me ajudar mas acabou alertando a 3ª que olhou pra trás e fez uma aceleração antes que eu chegasse nela e cruzou  a linha de chegada na minha frente. Perder por tão pouco é uma sensação ruim, mas acontece no esporte, superação e cabeça erguida sempre. Ouvi dizer que as gêmeas 2ª e a 3ª colocada eram elites Nike da Turquia,  mas não confirmo a fonte. A 1ª colocação já era certa da Tatiele, inspiração e fera da nova geração! O pódio foi até o terceiro lugar. Numa prova com 11 mil participantes, sem premiação por faixa-etária, poderia ter o bom senso de premiar até o 5º como fazem as outras provas.
            Meu tempo líquido foi 38'50".

Pódio 10 k feminino

Tatiele Carvalho


Resultados:
Masculino 10K
1) Gladinin Mzazi – 28:56
2) Franck Caldeira – 30:06
3) Jonas de Araújo Rocha – 32:39


Feminino 10K
1) Tatiele de Carvalho – 34:13
2) Diana Phalula 36:11
3) Lebogang Phalula – 38:47

Masculino – 5k
1) José Ivanildo Amorim Paiva 15:14
2) Julio Cesar Santos 15:25
3) Seiti Katsumi 15:30

Feminino  - 5k
1) Luiza Cravo Azevedo 19:17
2) Maria Aparecida Angelo – 19:24
3) Isabella Delfim Neves – 19:46


 *Baseados no tempo líquido..

      As falhas foram tão graves que choveu reclamações na página do evento, e a organização se sentiu obrigada a responder à todas as mensagens de indignação dos participantes.Link abaixo:
https://www.facebook.com/events/1418743945016866/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QueniANA agora é Ana Leotério Fitnnes & Run

Olá!!! O QueniANA agora é o Ana Leotério Fitnnes e Run . Porque QueniANA? Não, não sou tão fera quanto elas, esse era apenas um apelido car...